Barão Vermelho - Barão Vermelho (1982)

A redundância no título do álbum sempre foi uma constante na música. Dizem, inclusive, que banda que se preze tem que ter pelo menos um álbum com o próprio nome.

O Barão Vermelho, fundado em 1981, lançou seu primeiro álbum no ano seguinte e, dizem alguns críticos, chutou bundas logo no início. O fato é que o Barão ajudou a construir parte relevante do BRock desde os primeiros acordes de "Posando de Star", faixa que abre o disco.

O que chama atenção na banda é que, independente das críticas, o Barão Vermelho nunca fugiu muito das suas origens, mesmo após a saída do Cazuza. E ouvir este primeiro álbum é fundamental para quem quer entender certos movimentos do rock brasileiro.

Pois a mesma banda que compôs "Billy Negão" e "Rock'n Geral", músicas animadas, boas para dançar e até mesmo com uma pitada de humor, também é capaz de criar "Down em mim" e "Todo amor que houver nessa vida", músicas mais introspectivas, com letras fortes e tristes, características que vão marcar principalmente a carreira do Cazuza.

Muitas das músicas que o Barão Vermelho toca até hoje em seus shows (quando eles se juntam, né?) estão neste álbum.

O Frejat, mesmo em sua carreira solo, também costuma trazer algumas destas canções para seus shows, de forma que, repito, este álbum é, assim como O Passo do Lui, do Paralamas, fundamental para se entender o Rock Brasileiro.

Aperta o play aí e divirta-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário