Raimundos - Raimundos (1994)

Em 1994 a banda formada por Rodolfo, Digão, Fred e Canisso, meio que revolucionou o Hard Rock no Brasil. E estou escrevendo isso sem medo de exagerar, já que esse álbum é uma das principais portas-de-entrada para se entender o rock dos anos 1990, que teve muita influência dos Raimundos.

Com uma pegada que eles mesmos gostavam de chamar de Forrócore, o Raimundos trouxe de volta, no álbum de mesmo nome, a irreverência (e a sacanagem) para a pauleira, que andava meio em baixa na cena roqueira do país.

E prá quem acha que rock pesado é só uma sucessão de cacetadas nos instrumentos e urros no microfone, vale a pena ouvir esse álbum e, principalmente, prestar atenção nos arranjos e nas letras (mas tirem as crianças da sala, ok?).

Eu lembro que eu comecei a gostar do Raimundos influenciado pelo meu irmão. Confesso que nunca gostei de rock muito pauleira e tals, mas o som desses caras me conquistou justamente pela irreverência. E tem mais: desafio qualquer um a não cantar junto, fazendo coro, em algumas músicas como "Palhas no Coqueiro", "Minha Cunhada" ou "Selim". E ouvir "Rapante" ou "Be a Bá" sem ficar batendo os pés no chão ou balançando a cabeça no ritmo da música.

Vai, tenta ficar parado! rs

Uma curiosidade bacana do álbum: ele teve ajuda valiosa da galera do Titãs na produção e as participações de Nando Reis, Paulo Miklos, Branco Mello e Sérgio Britto nos vocais de algumas músicas (o Nando Reis ainda tocou violão em "Puteiro em João Pessoa" e "Selim"). Além deles, João Gordo também deu sua contribuição em "MM's".

Pouco mais de 39 minutos matadores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário